domingo, 12 de agosto de 2012

JUSTIFICATIVA DO PROJETO (PROF. LEANDRO T. SANTANA)


Falar de Educação Ambiental no contexto da escola formal e expandir as discussões para além dos muros da entidade é, sobretudo, uma questão de necessidade, tendo em vista o atual quadro de degradação ambiental no qual estamos inseridos. Na realidade do Semiárido Nordestino, o bioma Caatinga tem sido constantemente ameaçado pela ação inconsequente do homem. 
Imagem coletada pela equipe do projeto na comunidade de
Lagoa dos Milhomens.

Em meio a esse contexto surge a necessidade de desenvolvimento de projetos e aplicação de políticas voltadas para a questão ambiental no semiárido, tendo em vista que em todo Nordeste, assim como na maior parte do país, a principal fonte de renda das famílias advém da agricultura, atividade esta que muitas vezes é sinônimo de destruição das paisagens naturais e que levam a risco de extinção diversas espécies da nossa fauna e flora. 

O problema é que os projetos e políticas ambientais voltadas para o semiárido, na maioria das vezes, são muito bem elaborados por instituições e/ou escolas, mas não passam de documentos burocráticos, deixando muito a desejar na prática, onde tudo se efetiva. Diante dessa problemática, por vezes, nós educadores nos deparamos com algumas incertezas e nos perguntamos qual a nossa obrigação diante de tudo isso [a temática educação ambiental com perspectivas na prática]. 
Imagem coletada pela equipe do projeto na comunidade de
Lagoa dos Milhomens.

Mediante a essa questão, buscaremos desenvolver um minicurso de Educação Ambiental voltado para a agricultura familiar com alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Miguel Porfírio de Lima, anexo da comunidade rural de Lagoa dos Milhomens, município de Icó-Ceará. 

Buscamos também canalizar a temática desenvolvida na escola com a comunidade extraescolar, por isso pensamos em preparar alguns dos educandos participantes para atuarem como disseminadores, da experiência vivenciada na escola, nas comunidades que residem, em especial Lagoa dos Milhomens, Galinhas e Santana, todas no município de Icó-CE. 

Imagem coletada pela equipe do projeto na comunidade de
Lagoa dos Milhomens.
O binômio escola-comunidade é muito importante para o contexto da educação e consciência ambiental, portanto apostamos na iniciativa, a qual apesar de parecer minúscula diante da imensidão que envolve as questões ambientais no semiárido, representa uma ação que pode fazer toda a diferença na perspectiva da amenização da degradação do bioma Caatinga na região-alvo do desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário